segunda-feira, 25 de abril de 2011

Shia Labeouf


Filho de Jeffrey Craig LaBeouf, um veterano do Vietnã que pulou de emprego para emprego, trabalhando como comediante de circo, vendedor, palhaço de rodeio e comediante stand-up, além de excursionar com o Doobie Brothers e Shayna Saide, uma dançarina e bailarina judia que virou artista visual e designer de jóias. Shia cresceu como filho único e foi criado na religião judaica fazendo um bar mitzvah. Seu nome é xiita hebraico e significa "dom de Deus" e o sobrenome "LaBeouf" é uma adaptação de "Le boeuf", termo francês para "o boi" ou "a carne". LaBeouf vem de uma família de cinco gerações de intérpretes. Uma de suas tatará-vós tocou piano no casino gângster Lucky Luciano. Seu avô materno, é um polaco sobrevivente do Holocausto que compartilhou seu primeiro nome, e foi um comediante que trabalhava na Borscht Belt of the Catskill Mountains e foi marginalizado como um barbeiro para a Máfia. O avô paterno de LaBeouf, um militar alcoólatra foi um Green Beret e sua avó paterna, foi uma Beatnik e poeta lésbica, que se envolveu com Allen Ginsberg.
LaBeouf descreveu seus pais como sendo hippies, e sua educação como semelhante a um "estilo hippy de vida", afirmando que seus pais eram pessoas muito estranhas, mas ele sempre os amou muito. LaBeouf cresceu vendo seu pai usar maconha, e os dois fumaram a erva juntos quando LaBeouf tinha dez anos. Seu pai foi viciado em heroína e foi para a reabilitação algumas vezes. Seus pais se divorciaram, mas ele teve o que descreve como uma "boa infância", Shia cresceu pobre, com sua mãe (que trabalhava vendendo tecidos e broches) em Echo Park, Los Angeles, Califórnia. Seu tio quis adotá-lo durante uma etapa de sua vida, pois seus pais não podiam criá-lo.
LaBeouf frequentou uma predominantemente latina e africana escola americana. Teatralmente, LaBeouf frequentou a Visual and Performing Arts Magnet School em Los Angeles e a Alexander Hamilton High School, embora ele tenha recebido a maior parte da sua educação de tutores particulares. Após o ensino médio, LaBeouf foi aceito na Yale University, mas desistiu pois queria obter um tipo de educação que não se recebia na escola, embora ele gostasse de frequentar a faculdade.
LaBeouf comprou sua casa própria aos dezoito anos de idade, ele vive em Burbank, Califórnia, e se mantém próximo a seus pais, sua mãe vive agora perto de Tujunga, Los Angeles, Califórnia, e seu pai, em Montana. LaBeouf é fumante, mas declarou recentemente que vai parar de fumar. LaBeouf dirige um Nissan Maxima, e tem dois bulldogs chamados Brando e Rex. LaBeouf é muito amigo da co-estrela de Santos e Demônios, Channing Tatum e Adam Scarimbolo. LaBeouf usa lentes de contato e se diz um grande fã de esportes. Gosta da banda indie The Shins e Cky. Também é fã de séries televisivas e entre seus filmes favoritos estão Beleza Americana, Os Debilóides e Mulher Infernal. LaBeouf considera o filme O Melhor Jogo da História sua transição de ator criança para ator adulto.

Filmografia

2010 Transformers 3 (Transformers: Dark of the Moon)
2010 Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street - Money Never Sleeps)
2009 Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You)
2009 Transformers - A Vingança dos Derrotados (Transformers: The Revenge of the Fallen)
2008 Controle Absoluto (Eagle Eye)
2008 Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull)
2007 Tá Dando Onda (Surf's Up)
2007 Transformers (Transformers)
2007 Paranóia (Disturbia)
2006 Bobby (Bobby)
2006 Santos e Demônios (A Guide to Recognizing Your Saints)
2005 The Greatest Game Ever Played
2005 Constantine (Constantine)
2004 Eu, Robô (I, Robot)
2003 O Nerd Vai à Guerra (The Battle of Shaker Heights)
2003 The Even Stevens Movie
2003 As Panteras - Detonando (Charlie's Angels: Full Throttle)
2003 Debi & Lóide - Quando Harry Conheceu Lóide (Dumb and Dumberer: When Harry Met Lloyd)
2003 O Mistério dos Escavadores (Holes)
2002 Tru Confessions
2001 Hounded
1998 The Cristmas Path
1998 Monkey Business
1998 Breakfast with Einstein

Premios

SUNDANCE FILM FESTIVAL
Ganhou
Prêmio Especial do Júri - Santos e Demônios

FESTIVAL DE GIJÓN
Ganhou
Melhor Ator - Santos e Demônios

MTV MOVIE AWARDS
Indicação
Melhor Revelação Masculina - O Mistério dos Escavadores

FRAMBOESA DE OURO
Indicação
Pior Dupla - Transformers - A Vingança dos Derrotados

Nenhum comentário:

Postar um comentário