domingo, 2 de janeiro de 2011

Fãs crepusculo vs Rede Globo


 primeira exibição de Crepúsculo na TV aberta brasileira, ocorrida ontem à noite, deveria ser motivo de comemoração, tanto para fãs da série quanto para a Rede Globo. Afinal de contas, era um sucesso de audiência praticamente garantido. Só que não foi bem isto que aconteceu.

Na manhã de hoje uma enxurrada de reclamações contra a Rede Globo chegou ao Twitter. O motivo foi a dublagem utilizada, diferente da existente no DVD e que rebatizou vários personagens. A modificação mais marcante foi a do vampiro interpretado por Robert Pattinson, que deixou de ser Edward e foi chamado como Eduardo.

A adaptação de nomes estrangeiros para a língua portuguesa é normal na literatura, como pode ser visto nas séries Harry Potter e As Crônicas de Nárnia. A diferença em relação a Crepúsculo é que tanto os livros quanto os filmes, no cinema, mantiveram os nomes originais dos personagens. Ou seja, a modificação feita valeu apenas para a versão exibida pela Rede Globo.

Outra crítica dos fãs foi o uso de gírias brasileiras nos diálogos, como “gorilinha gostoso”. O resultado foi que várias referências à versão exibida ontem figuraram nos Trending Topics, a lista dos termos mais citados no Twitter. O mais persistente deles é “Eduardo Cullen”.

Até o momento a Rede Globo não se pronunciou sobre a polêmica, nem divulgou a audiência obtida com a exibição do filme em sua programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário