segunda-feira, 21 de março de 2011

Finalmente


Após diversos contratempos, enfim começaram as filmagens de O Hobbit. O diretor Peter Jackson (foto) e os estúdios MGM e New Line Cinema fizeram o anúncio oficial neste domingo, 20 de março, diretamente da cidade de Wellington, na Nova Zelândia.

O interesse em levar O Hobbit às telonas vem desde o lançamento de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, em 2003. Desde então surgiram os mais diversos problemas. A começar pelo processo judicial aberto por Peter Jackson contra a New Line, em 2005, sob a acusação de que parte dos lucros da trilogia original não tinham sido devidamente pagos. Dois anos depois, as partes entraram em acordo e Jackson voltou ao projeto, ainda como produtor. Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) seria o diretor, com o livro de J.R.R. Tolkien sendo dividido em dois filmes.

Vieram então os problemas financeiros da MGM, que entrou em processo de falência. Diante do atraso decorrente da indefinição, del Toro abandonou o barco e Jackson assumiu a função de diretor. Foi costurado um acordo entre os estúdios de forma que o orçamento fosse garantido e as filmagens, enfim, tivessem início. Posteriormente a New Line adquiriu os direitos de distribuição de O Hobbit em todo o planeta, assumindo também os custos da MGM para que os filmes fossem realizados.

Com o filme já garantido, veio então a polêmica envolvendo a contratação de figurantes, que agitou a Nova Zelândia. A seleção sofreu acusações de racismo, devido à procura por pessoas de pele clara para o elenco. Com a situação contornada, veio então o problema final: a internação de Peter Jackson às vésperas do início das filmagens, devido a uma úlcera perfurada. Como resultado, as filmagens tiveram que ser adiadas em quase dois meses.

Os dois longa-metragens de O Hobbit serão rodados ao longo de 14 meses, sendo que o primeiro será lançado em dezembro de 2012 e o segundo um ano depois. A história se passa 60 anos antes dos eventos exibidos em O Senhor dos Anéis e traz Bilbo Baggins como protagonista, ao encontrar o Um Anel e protegê-lo de seres como Gollum e o dragão Smaug.

Os novos filmes trarão de volta alguns personagens da trilogia original, como Frodo Bolseiro (Elijah Wood), Gandalf (Ian McKellen), Galadriel (Cate Blanchett), Saruman (Christopher Lee) e Gollum (Andy Serkis). Martin Freeman (Simplesmente Amor) foi escalado para ser o novo Bilbo, substituindo Ian Holm. O elenco conta ainda com Richard Armitage (Capitão América), Ken Stott (As Crônicas de Nárnia - Príncipe Cáspian), Graham McTavish (Secretariat), William Kircher (O Último Toque de Recolher), James Nesbitt (Ponto Final - Match Point), Stephen Hunter (Ladies Night), Rob Kazinsky (série de Tv Lei & Ordem: Los Angeles), Aidan Turner (série de TV The Tudors), Peter Hambleton (Sabotagem Internacional), John Callen (série de TV Power Rangers: Força Mística), Jed Brophy (Distrito 9), Mark Hadlow (King Kong), Adam Brown (série de TV ChuckleVision), Mikael Persbrant (Em um Mundo Melhor) e Sylvester McCoy (Eu Acredito em Gnomos).

Boa parte da equipe técnica de O Senhor dos Anéis também está de volta em O Hobbit, como a roteirista Philippa Boyens, a produtora Fran Walsh, o cenógrafo Dan Hennah, os designers Alan Lee e John Howe, o compositor Howard Shore e o maquiador Peter King. A estimativa é que o orçamento dos dois filmes gire em torno de US$ 275 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário